top of page

Grande Rota Vale do Ceira 

Aventura-te a descobrir o mais puro do Rio Ceira!

Detalhes da Rota.png

O percurso tem uma estimativa de 74.1 km entre a aldeia de Quinta de Valeiro, Malhada Chã no concelho de Arganil e Serpins do Concelho da Lousã.

O objetivo deste percurso é tentar acompanhar o rio Ceira. Quem começar o percurso na Malhada Chã grande parte da altimetria é a descer. 

Os locais mais emblemáticos por onde passa a primeira etapa e de seguida as da GR são:

   - Penedo de Malhada chã ( formação Geológica xistosa)

   - Pontão do Seladinho (zona de trabalhos agrícolas onde existem fragas de xisto e no meio das fragas existe um majestoso Sobreiro) 

   - Soitos da Covanca - Castanheiros centenário

  - Vala de Ceiroco, Uma vala com 12 kms que capta todas as linhas de água das serras para abastecer o Rio Zêzere. a curiosidade desta Vala(levada de água) é que esta circula de sul para norte)

  - Cortadas. São das obras realizadas no leito do rio, as que têm maior beleza, pela dimensão e complexidade da mesma. A falta de terras planas e de água por perto impulsionou as populações, no passado, a “rasgar” as fragas de modo a alterar o leito do rio, criando áreas para cultivo. 

   - Serração de Sardanicos uma antiga fábrica (parece apenas uma habitação de xisto) que cortava lenha com a força da água do Rio ceira.

   - Cabreira, Lugar Ponte Velha. um lugar onde existe um lagar de azeite comunitário, único no país ainda em funcionamento, e junto ao lagar existem tulhas(lugar de armazenamento da azeitona) que faz com que se parece uma aldeia em miniatura tipo presépio.

  - Moinho de Moinho, um moinho do sr. Júlio que ainda mói milho para as padarias locais de Serpins

Trajeto em KMZ 

20230424_111456.jpg
bottom of page